Webquest “Geoplano na
aprendizagem Matemática’’
Dados de Identificação
·
Módulo: Uso
do blog, flog e webquest,
·
Cursista:
Elonice Oliveira machado
·
Atividade:
Projeto de uma webquest
Público alvo a que se
destina Webquest
Alunos da 6º e 7º ano Ensino
Fundamental
Tema da Webquest –
Justificativa
O tema
da Webquest “geoplano na aprendizagem matemática” foi escolhido porque, o
geoplano é um recurso que pode auxiliar no desenvolvimento de atividades com
figuras e formas geométricas (planas), características e propriedades delas
(vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e
perímetro.
Acredito
que pode mostrar novos caminhos e novos procedimentos, uma ajuda lúdica, que
oferece um apoio na representação mental de figuras geométricas e uma etapa
para o caminho da abstração. Não deve, no entanto ser esquecido que não chega
apenas um recurso didático, é sempre necessária a complementação dos conteúdos
por parte do professor, questionando, complementando, assegurando o processo da
descoberta.
Conteúdos
·
Figuras geométrica ( triângulos, quadrados,
retângulos, etc.) ;
·
Estudos de suas formas e características (vértices,
arestas e lados).
Tempo
Uma semana ( 4 aulas).
Webquest longa
O
projeto “Geoplano na Aprendizagem Matemática” possui varias etapas, por isso
necessita de no mínimo 4 encontros, onde os alunos riam construir o Geoplano e
depois realizar as atividades.
O geoplano
foi elaborado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Existem diferentes tipos
de geoplano (oval, triangular, circular, trelissado), mas o mais utilizado é o
quadrado. Consiste em uma base de madeira, de forma quadrada, com vários pinos
(pregos) fixados, a meia altura, formando um quadriculado e a distância de um
pino (prego) para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma.
Os
geoplanos podem ser de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos em cada
lado, por exemplo, 10x10, ou seja, cada lado do geoplano tem 10 pinos (pregos).
Tarefa
1ª etapa:
Dividir a turma em duplas ou trios, entregar o material para confecção do
geoplano.
2ª etapa: Entregar
para cada dupla ou trio o seu geoplano e elásticos. Deixar que manipulem
livremente o material e descubram o que podem fazer com ele. É uma atividade de
contato concreto com o material que propicia trocas entre os integrantes do
grupo.
3ª etapa: Pedir
para cada equipe dizer o que observou sobre o geoplano e o que conseguiu fazer.
De que
material é feito? Vocês sabem como se chama este material? Para que
serve? O que podemos fazer com o geoplano?
4ª etapa: Desafie
os alunos a construírem figuras geométricas no geoplano. Para isso, entregar
folhas impressas com uma figura diferente da outra para cada dupla ou trio
construir em seu geoplano. Após a construção, auxiliar as equipes a explicar como
fizeram e o que observaram. O professor deve intervir com perguntas sobre a
figura geométricas construída: Qual o nome da figura? Como foi construída no
geoplano
Aproveite
para comparar as construções de uma equipe com outra e junto com a turma
validando as respostas ou argumentos apresentados pelos colegas. Assim, os
alunos vão descobrir com os outros, qual a melhor forma ou maneira de construir
as figuras geométricas no geoplano. É uma forma participativa de se construir
conceitos de geometria gerando a compreensão e comparação entre o vivido e o
construído.
5ª etapa: Os
alunos deveram fazer figuras diferentes, com características geométricas
diferentes e como número de lados e tamanho de lados e vértices diferentes.
Cada grupo terá construir:
Cada grupo terá construir:
Diferentes
triângulos;
Diferentes
figuras de quatro lados;
Diferentes
retângulos.
Cada grupo apresentara suas figuras observando as semelhanças e diferenças das atividades de cada grupo, ou seja, dividindo o aprendizado de cada grupo com toda a turma;
Cada grupo apresentara suas figuras observando as semelhanças e diferenças das atividades de cada grupo, ou seja, dividindo o aprendizado de cada grupo com toda a turma;
EX: Triângulo
equilátero – 3 lados do mesmo tamanho ou medida - 3 vértices
Triângulo escaleno – 3
lados com medidas diferentes
3
vértices
Triângulo isósceles –
3 lados / 2 lados de mesma medida
3
vértices
Recursos
Sites
para pesquisa:
Avaliação
·
Utilizar como
instrumento de avaliação a participação dos alunos na construção do Geoplano e
das figuras, suas argumentações e observações, principalmente, sua habilidade
em expor suas hipóteses para resolver as atividades propostas;
·
Identificar a
capacidade de cada aluno na construção de conceitos geométricos utilizando o
geoplano.
Conclusão
O Geoplano
é uma ferramenta riquíssima, para o ensino da matemática, pois o mesmo
permite uma abordagem diferencia na resolução de problemas de geometria,
enriquecendo o aprendizado do aluno.
De acordo com Sabbatiello (1967) “o Geoplano
é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas.” É fato
que os chamados materiais concretos são alternativas interessantes para que
alunos formulem hipóteses, troquem idéias, façam descobertas, ou seja,
enriqueçam o momento de aprendizagem.
E comprovado que a partir de atividades
lúdicas, o aluno apresenta maior facilidade em desenvolver suas atividades, nas
mais variadas áreas do conhecimento, demonstrando interesse e satisfação em
desenvolver as mesmas, alcançando assim um melhor aproveitamento nas aulas.
Créditos
Professora
Responsável:
Elonice
O. Machado
Alunos
do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
Fotos
e Imagens:
Webquest elaborada por Elonice O. Machado
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