sexta-feira, 3 de maio de 2013

Webquest



Webquest  “Geoplano na aprendizagem Matemática’’
Dados de Identificação
·         Módulo: Uso do blog, flog e webquest,
·         Cursista: Elonice Oliveira machado
·         Atividade: Projeto de uma webquest
Público alvo a que se destina Webquest
Alunos da 6º e 7º ano Ensino Fundamental
Tema da Webquest – Justificativa
O tema da Webquest “geoplano na aprendizagem matemática” foi escolhido porque, o geoplano é um recurso que pode auxiliar no desenvolvimento de atividades com figuras e formas geométricas (planas), características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.
Acredito que pode mostrar novos caminhos e novos procedimentos, uma ajuda lúdica, que oferece um apoio na representação mental de figuras geométricas e uma etapa para o caminho da abstração. Não deve, no entanto ser esquecido que não chega apenas um recurso didático, é sempre necessária a complementação dos conteúdos por parte do professor, questionando, complementando, assegurando o processo da descoberta.

Conteúdos
·         Figuras geométrica ( triângulos, quadrados, retângulos, etc.) ;
·         Estudos de suas formas e características (vértices, arestas e lados).
Tempo
Uma semana ( 4 aulas).
Webquest longa
O projeto “Geoplano na Aprendizagem Matemática” possui varias etapas, por isso necessita de no mínimo 4 encontros, onde os alunos riam construir o Geoplano e depois realizar as atividades.
Projeto “Geoplano na aprendizagem Matemática’’
 Introdução
O geoplano foi elaborado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Existem diferentes tipos de geoplano (oval, triangular, circular, trelissado), mas o mais utilizado é o quadrado. Consiste em uma base de madeira, de forma quadrada, com vários pinos (pregos) fixados, a meia altura, formando um quadriculado e a distância de um pino (prego) para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma.
Os geoplanos podem ser de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos em cada lado, por exemplo, 10x10, ou seja, cada lado do geoplano tem 10 pinos (pregos).
Tarefa
1ª etapa: Dividir a turma em duplas ou trios, entregar o material para confecção do geoplano.
2ª etapa: Entregar para cada dupla ou trio o seu geoplano e elásticos. Deixar que manipulem livremente o material e descubram o que podem fazer com ele. É uma atividade de contato concreto com o material que propicia trocas entre os integrantes do grupo.
3ª etapa: Pedir para cada equipe dizer o que observou sobre o geoplano e o que conseguiu fazer.
De que material é feito?  Vocês sabem como se chama este material? Para que serve? O que podemos fazer com o geoplano?
4ª etapa: Desafie os alunos a construírem figuras geométricas no geoplano. Para isso, entregar folhas impressas com uma figura diferente da outra para cada dupla ou trio construir em seu geoplano. Após a construção, auxiliar as equipes a explicar como fizeram e o que observaram. O professor deve intervir com perguntas sobre a figura geométricas construída: Qual o nome da figura? Como foi construída no geoplano
Aproveite para comparar as construções de uma equipe com outra e junto com a turma validando as respostas ou argumentos apresentados pelos colegas. Assim, os alunos vão descobrir com os outros, qual a melhor forma ou maneira de construir as figuras geométricas no geoplano. É uma forma participativa de se construir conceitos de geometria gerando a compreensão e comparação entre o vivido e o construído.
5ª etapa: Os alunos deveram fazer figuras diferentes, com características geométricas diferentes e como número de lados e tamanho de lados e vértices diferentes. 
Cada grupo terá construir:
Diferentes triângulos;
Diferentes figuras de quatro lados;
Diferentes retângulos. 
 Cada grupo apresentara suas figuras observando as semelhanças e diferenças das atividades de cada grupo, ou seja, dividindo o aprendizado de cada grupo com toda a turma;
EX: Triângulo equilátero  – 3 lados do mesmo tamanho ou medida - 3 vértices       
         Triângulo  escaleno – 3 lados com medidas diferentes
                                          3 vértices      
         Triângulo  isósceles – 3 lados / 2 lados de mesma medida
                                           3 vértices        
Recursos
 Sites para pesquisa:

Avaliação
·         Utilizar como instrumento de avaliação a participação dos alunos na construção do Geoplano e das figuras, suas argumentações e observações, principalmente, sua habilidade em expor suas hipóteses para resolver as atividades propostas;
·         Identificar a capacidade de cada aluno na construção de conceitos geométricos utilizando o geoplano.

Conclusão
O Geoplano é uma ferramenta riquíssima, para o ensino da matemática, pois o mesmo permite uma abordagem diferencia na resolução de problemas de geometria, enriquecendo o aprendizado do aluno.
        De acordo com Sabbatiello (1967) “o Geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas.” É fato que os chamados materiais concretos são alternativas interessantes para que alunos formulem hipóteses, troquem idéias, façam descobertas, ou seja, enriqueçam o momento de aprendizagem.
        E comprovado que a partir de atividades lúdicas, o aluno apresenta maior facilidade em desenvolver suas atividades, nas mais variadas áreas do conhecimento, demonstrando interesse e satisfação em desenvolver as mesmas, alcançando assim um melhor aproveitamento nas aulas.

Créditos

Professora Responsável:
Elonice O. Machado
Alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
Fotos e Imagens:

 Webquest elaborada por Elonice O. Machado

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