quinta-feira, 25 de abril de 2013

webquest- Tipos de Triângulos


INTRODUÇÃO
TRIÂNGULOS
Nesta Webquest abordaremos a principais características dos triângulos. Veremos sua definição e como podemos diferenciar cada um deles.

 

                                        
Vamos começar!
TAREFAS
ATIVIDADES
 1- Classificar os diferentes tipos de triângulos em relação à medida dos lados:
 2- Classificar os diferentes tipos de ângulos: 
 3- Classificar os diferentes tipos de triângulos, identificando os ângulos formados pelos lados. 
 4-   Definir o ângulo reto. 
 5-   Definir a mediatriz de um segmento.
6-   Definir o triângulo isósceles.
 7-   Definir a circunferência.
 8-   Definir o triângulo eqüilátero. 
 9-   Definir a bissetriz de um ângulo. 
 10- Definir o triângulo retângulo

PROCESSO
Um pouco de teoria sobre os triângulos. 

Os triângulos terão nomenclaturas diferentes dependendo dos seus lados e de seus ângulos internos. 
Com relação aos lados serão classificados como: 
• Eqüilátero: São triângulos que possuem os três lados iguais (congruentes), portanto os seus ângulos internos também serão iguais (medindo sempre 60°). 
• Isósceles: São triângulos que possuem dois lados iguais, portanto os ângulos internos correspondentes a esses lados serão iguais. 
• Escaleno: São triângulos que possuem três lados diferentes, assim três ângulos internos diferentes. 
Com relação aos ângulos internos serão classificados como: 
• Retângulo: São triângulos que possuem um de seus ângulos internos igual a 90º. 
• Obtusângulo: São triângulos que possuem dois ângulos agudos (menores que 90°) e um ângulo obtuso (maior que 90º) 
• Ocutângulo: São triângulos que possuem os três ângulos internos menores que 90° (ângulos agudos).  





AVALIAÇÃO

Como forma de avaliar o progresso do aluno quanto aos novos conceitos aprendidos, o professor pode utilizar as atividades propostas, analisando se o aluno consegue reconhecer o triângulo e identificar suas propriedades tanto em objetos do cotidiano, quanto em produções artísticas. As atividades e o contato com os recursos tecnológicos utilizados nesta aula também possibilitam ao professor observar se o aluno consegue representar os tipos de triângulo e identificar semelhanças e diferenças entre eles, percebendo inclusive que um mesmo triângulo pode ser classificado pelas características de seus lados e de seus ângulos. 

CONCLUSÕES

Conhecendo triângulos

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e classificar triângulos quanto aos lados e ângulos.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conceitos de segmento de reta e de polígonos e a classificação dos ângulos quanto a agudo, obtuso ou reto.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

A aula pode ser iniciada com a revisão dos conceitos de ângulos e de polígonos.
Professor, leve seus alunos a falarem e refletirem sobre seus conceitos de ângulos e de polígonos. Pergunte a eles se três segmentos quaisquer podem formar um triângulo. Para isto, leve para a classe vários tamanhos e cores de canudos de plásticos, fazendo com que alguns alunos consigam construir um triângulo com três segmentos e outros não. Essa atividade gera uma investigação matemática da condição necessária para se formar um triângulo.
Para desenvolver e aprofundar conceitos sobre ângulos e triângulos, utilize como apoio os seguintes endereços eletrônicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo,
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm e
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm.


 
Webquest elaborada por Professor Marciano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário