INTRODUÇÃO
TRIÂNGULOS
Nesta Webquest abordaremos a principais características dos triângulos.
Veremos sua definição e como podemos diferenciar cada um deles.
Vamos começar!
TAREFAS
ATIVIDADES
1- Classificar os diferentes tipos de triângulos em relação à medida dos lados:
1- Classificar os diferentes tipos de triângulos em relação à medida dos lados:
2- Classificar os diferentes tipos de ângulos:
3- Classificar os diferentes tipos de triângulos, identificando os ângulos formados pelos lados.
4- Definir o ângulo reto.
5- Definir a mediatriz de um segmento.
6- Definir o triângulo isósceles.
7- Definir a circunferência.
8- Definir o triângulo eqüilátero.
9- Definir a bissetriz de um ângulo.
10- Definir o triângulo retângulo
PROCESSO
Um pouco de teoria sobre os triângulos.
Os triângulos terão nomenclaturas diferentes dependendo dos seus lados e de seus ângulos internos.
Com relação aos lados serão classificados como:
• Eqüilátero: São triângulos que possuem os três lados iguais
(congruentes), portanto os seus ângulos internos também serão iguais
(medindo sempre 60°).
• Isósceles: São triângulos que possuem dois lados iguais, portanto os
ângulos internos correspondentes a esses lados serão iguais.
• Escaleno: São triângulos que possuem três lados diferentes, assim três ângulos internos diferentes.
Com relação aos ângulos internos serão classificados como:
• Retângulo: São triângulos que possuem um de seus ângulos internos igual a 90º.
• Obtusângulo: São triângulos que possuem dois ângulos agudos (menores que 90°) e um ângulo obtuso (maior que 90º)
• Ocutângulo: São triângulos que possuem os três ângulos internos menores que 90° (ângulos agudos).
AVALIAÇÃO
Como forma de avaliar o progresso do aluno quanto aos novos conceitos
aprendidos, o professor pode utilizar as atividades propostas,
analisando se o aluno consegue reconhecer o triângulo e identificar suas
propriedades tanto em objetos do cotidiano, quanto em produções
artísticas. As atividades e o contato com os recursos tecnológicos
utilizados nesta aula também possibilitam ao professor observar se o
aluno consegue representar os tipos de triângulo e identificar
semelhanças e diferenças entre eles, percebendo inclusive que um mesmo
triângulo pode ser classificado pelas características de seus lados e de
seus ângulos.
CONCLUSÕES
|
Webquest elaborada por Professor Marciano Alves
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário