quinta-feira, 25 de abril de 2013

webquest- Tipos de Triângulos


INTRODUÇÃO
TRIÂNGULOS
Nesta Webquest abordaremos a principais características dos triângulos. Veremos sua definição e como podemos diferenciar cada um deles.

 

                                        
Vamos começar!
TAREFAS
ATIVIDADES
 1- Classificar os diferentes tipos de triângulos em relação à medida dos lados:
 2- Classificar os diferentes tipos de ângulos: 
 3- Classificar os diferentes tipos de triângulos, identificando os ângulos formados pelos lados. 
 4-   Definir o ângulo reto. 
 5-   Definir a mediatriz de um segmento.
6-   Definir o triângulo isósceles.
 7-   Definir a circunferência.
 8-   Definir o triângulo eqüilátero. 
 9-   Definir a bissetriz de um ângulo. 
 10- Definir o triângulo retângulo

PROCESSO
Um pouco de teoria sobre os triângulos. 

Os triângulos terão nomenclaturas diferentes dependendo dos seus lados e de seus ângulos internos. 
Com relação aos lados serão classificados como: 
• Eqüilátero: São triângulos que possuem os três lados iguais (congruentes), portanto os seus ângulos internos também serão iguais (medindo sempre 60°). 
• Isósceles: São triângulos que possuem dois lados iguais, portanto os ângulos internos correspondentes a esses lados serão iguais. 
• Escaleno: São triângulos que possuem três lados diferentes, assim três ângulos internos diferentes. 
Com relação aos ângulos internos serão classificados como: 
• Retângulo: São triângulos que possuem um de seus ângulos internos igual a 90º. 
• Obtusângulo: São triângulos que possuem dois ângulos agudos (menores que 90°) e um ângulo obtuso (maior que 90º) 
• Ocutângulo: São triângulos que possuem os três ângulos internos menores que 90° (ângulos agudos).  





AVALIAÇÃO

Como forma de avaliar o progresso do aluno quanto aos novos conceitos aprendidos, o professor pode utilizar as atividades propostas, analisando se o aluno consegue reconhecer o triângulo e identificar suas propriedades tanto em objetos do cotidiano, quanto em produções artísticas. As atividades e o contato com os recursos tecnológicos utilizados nesta aula também possibilitam ao professor observar se o aluno consegue representar os tipos de triângulo e identificar semelhanças e diferenças entre eles, percebendo inclusive que um mesmo triângulo pode ser classificado pelas características de seus lados e de seus ângulos. 

CONCLUSÕES

Conhecendo triângulos

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e classificar triângulos quanto aos lados e ângulos.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conceitos de segmento de reta e de polígonos e a classificação dos ângulos quanto a agudo, obtuso ou reto.

Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

A aula pode ser iniciada com a revisão dos conceitos de ângulos e de polígonos.
Professor, leve seus alunos a falarem e refletirem sobre seus conceitos de ângulos e de polígonos. Pergunte a eles se três segmentos quaisquer podem formar um triângulo. Para isto, leve para a classe vários tamanhos e cores de canudos de plásticos, fazendo com que alguns alunos consigam construir um triângulo com três segmentos e outros não. Essa atividade gera uma investigação matemática da condição necessária para se formar um triângulo.
Para desenvolver e aprofundar conceitos sobre ângulos e triângulos, utilize como apoio os seguintes endereços eletrônicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo,
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm e
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm.


 
Webquest elaborada por Professor Marciano Alves

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Momento Poético



Assim...
"Eu sou o quadrado
Bonito de mais
Tenho quatro lados 
todos iguais.

Eu sou o retângulo
Cresci mais de um  lado
Pra fazer inveja
 ao senhor quadrado.

Eu sou o triângulo
tenho três biquinhos
Pra fazer chapéus 
para os palhacinhos.

Eu sou o círculo
Sou igual à lua
sou o mais bonito 
lá da minha rua."

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Curiosidade...Bebês têm noção matemáticas



    
Os bebês têm uma noção rudimentar de matemática muito antes de aprender a andar ou a falar, de acordo com uma nova pesquisa americana publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".Com sete meses, os bebês têm um sentido abstrato de números e são capazes de ligar o número de vozes que escutam com o número de rostos que vêem. A pesquisa pode ser útil no desenvolvimento de métodos para o ensino de habilidades matemáticas básicas para as crianças muito jovens, segundo os pesquisadores.Os adultos conseguem reconhecer facilmente a equivalência numérica entre dois objetos que vêem e dois sons que escutam. Este também é o caso para alguns animais, como os macacos, mas até agora havia provas contraditórias sobre a habilidade dos bebês muito jovens de fazer o mesmo. VídeosKerry Jordan e Elizabeth Brannon, da Universidade Duke, na Carolina do Norte, exibiram um vídeo com dois ou três mulheres adultas estranhas dizendo simultaneamente a palavra "olha" para bebês de sete meses.Os vídeos eram exibidos em dois monitores colocados lado a lado enquanto os bebês sentavam no colo de um dos pais. Trilhas sonoras, sincronizadas com ambos os vídeos, eram tocadas em um alto-falante escondido.Na média, os bebês passaram uma parte maior do tempo olhando para o monitor no qual o número de vozes escutadas era o mesmo onde estavam os rostos que eles viam."Nossos resultados demonstram que aos sete meses as crianças conseguem representar a equivalência entre o número de vozes que escutam e o número de rostos que vêem", escreveram os pesquisadores. "O paralelo entre o desempenho dos bebês e de macacos rhesus na tarefa é particularmente impressionante", diz o estudo.A pesquisa sugere que há um sistema compartilhado entre os bebês antes de aprenderem a falar e os animais não-verbais para representar números.Métodos de ensinoA compreensão desse sistema poderia ser útil no desenvolvimento de métodos para o ensino de matemática básica para os muito jovens."O estudo faz perguntas importantes sobre as habilidades numéricas na infância", disse Anna Franklin, do Laboratório de Bebês do Departamento de Psicologia da Universidade de Surrey."Os resultados apóiam o argumento de que os bebês jovens são capazes de fazer uma série de operações mentais e que os bebês são mais espertos do que pensávamos", disse ela.
Pesquisa da BBC Brasil - 

AULA DE MATEMATICA USANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Importante!
Ao utilizar a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, os alunos estimulam o desenvolvimento de habilidades intelectuais, pois ao estar lidando com a novidade que é a utilização do computador, torna a aula para o aluno mais interessante, saindo da rotina da sala de aula. 
A falta de estrutura que temos em algumas escolas também é um ponto que vale ser destacado, pois o professor quer utilizar das ferramentas de tecnologia, mas a escola na maioria das vezes não dispõe de um laboratório de informática para a prática das atividades, ou mesmo possui o laboratório.

O Ensino da Matemática


A utilização de novos métodos no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, uma vez que o ensino tradicional não está surtindo um efeito muito positivo, e grande parte dos alunos não gostam de matemática ou tem medo achando que é muito difícil, muitas vezes se deparam com professores carrascos e insensíveis que querem apenas passar conteúdo não se preocupando com o aprendizado do aluno. Então surge a necessidade de se reformular o método, adotar novas maneiras de se ensinar a matemática, para que a mesma se torne mais atrativa e de melhor compreensão, como por exemplo a inserção das novas tecnologias como o uso de calculadoras, computadores, softwares, videoconferências, enfim, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante.

Conquistando...


Matemática é, na maioria das vezes, a matéria mais temida do colégio. Números, fórmulas, triângulos, equações, variáveis, gráficos, funções… São muitas coisas muitas vezes complexas e abstratas demais para a cabeça de um aluno. Mas e se tudo isso tomasse forma e você pudesse aprender mexendo e manipulando objetos, tendo uma visão real dos efeitos matemáticos.
“A idéia é tentar mostra a beleza da matemática de outra forma para as pessoas. Quem gosta de alguma forma, passou por alguma dificuldade e começou a ver a beleza do que tem na matemática. Quero despertar um gosto pela matemática de forma mais concreta” 

Quem disse que não se aprende brincando?Ao construir seu próprio jogo ou brinquedo a criança aguça sua curiosidade, estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora e autonomia.


Utilização de Jogos Educativos em Matemática