Os bebês têm uma noção rudimentar de matemática muito antes de aprender a
andar ou a falar, de acordo com uma nova pesquisa americana publicada
na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".Com sete
meses, os bebês têm um sentido abstrato de números e são capazes de
ligar o número de vozes que escutam com o número de rostos que vêem. A
pesquisa pode ser útil no desenvolvimento de métodos para o ensino de
habilidades matemáticas básicas para as crianças muito jovens, segundo
os pesquisadores.Os adultos conseguem reconhecer facilmente a
equivalência numérica entre dois objetos que vêem e dois sons que
escutam. Este também é o caso para alguns animais, como os macacos, mas
até agora havia provas contraditórias sobre a habilidade dos bebês muito
jovens de fazer o mesmo. VídeosKerry Jordan e Elizabeth Brannon, da
Universidade Duke, na Carolina do Norte, exibiram um vídeo com dois ou
três mulheres adultas estranhas dizendo simultaneamente a palavra "olha"
para bebês de sete meses.Os vídeos eram exibidos em dois monitores
colocados lado a lado enquanto os bebês sentavam no colo de um dos pais.
Trilhas sonoras, sincronizadas com ambos os vídeos, eram tocadas em um
alto-falante escondido.Na média, os bebês passaram uma parte maior do
tempo olhando para o monitor no qual o número de vozes escutadas era o
mesmo onde estavam os rostos que eles viam."Nossos resultados demonstram
que aos sete meses as crianças conseguem representar a equivalência
entre o número de vozes que escutam e o número de rostos que vêem",
escreveram os pesquisadores. "O paralelo entre o desempenho dos bebês e
de macacos rhesus na tarefa é particularmente impressionante", diz o
estudo.A pesquisa sugere que há um sistema compartilhado entre os bebês
antes de aprenderem a falar e os animais não-verbais para representar
números.Métodos de ensinoA compreensão desse sistema poderia ser útil no
desenvolvimento de métodos para o ensino de matemática básica para os
muito jovens."O estudo faz perguntas importantes sobre as habilidades
numéricas na infância", disse Anna Franklin, do Laboratório de Bebês do
Departamento de Psicologia da Universidade de Surrey."Os resultados
apóiam o argumento de que os bebês jovens são capazes de fazer uma série
de operações mentais e que os bebês são mais espertos do que
pensávamos", disse ela.
Pesquisa da BBC Brasil -
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